TMJ MUSIC


counters

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ELES ESTAVAM TODOS LÁ... MAS EU SÓ QUERIA SABER DE SOUL GRAND PRIX !

                                                                                  Por SERGIO CIDADE

                                                                                             

JULHO de 1977 nos ARCOS DA LAPA
FESTA DO RIO ANTIGO

Um imenso palco que tinha como pano de fundo os ARCOS DA LAPA. Ao redor uma multidão que dividia suas atenções ao palco principal e ao mesmo tempo para pequenos "coretos" despejando atrações das mais variadas. Músicos de todos os estilos e ritmos populares. 
A mais pura nata do ritmo musical mais brasileiro estava ali. 
Tempos em que o samba não estava tanto em evidência como nos dias atuais. Tempo em que a expressão "samba de raiz" não era tão usual e atual como nos dias de hoje.
Mas a verdadeira "nata do samba" estava ali. 
Para onde se olhava havia personalidades do samba e do carnaval.
Imagine as velhas-guardas de MANGUEIRA, PORTELA, SALGUEIRO e IMPÉRIO SERRANO. Imagine ver MONARCO, DONA ZICA, DONA NEUMA, CALÇA LARGA, XANGÔ DA MANGUEIRA e DELEGADO desfilando sua elegância entre os presentes.
Imagine ouvir NOCA DA PORTELA, TANTINHO e NELSON SARGENTO.
Imagine uma reunião da cúpula do "jogo do bicho" que na época reinava no mundo do Carnaval.
E eles estavam todos lá... mas eu só queria saber de SOUL GRAND PRIX: A maior equipe de som "black" de todos os tempos e que fazia o maior sucesso para as pessoas da minha idade.
Pelos meus 17 anos, não conseguia olhar para aquela gente toda, com a devida atenção e importância,mas eles estavam todos lá.

O final deste evento foi algo de impressionar até os mais distraídos:O Mestre de cerimônia pede silencio à platéia, em seguida um canhão de luz, foca o ator GRANDE OTELO, no bondinho de Santa Teresa. Do estribo do bonde ele declama versos sobre o RIO ANTIGO, título do evento. Encerrada a apresentação de GRANDE OTELO sob aplausos da multidão, uma bateria de Escola de Samba sobe ao palco principal, onde o cantor TOBIAS, interpréta o samba de enredo da UNIÃO DA ILHA: "Domingo".
Em seguida sobe ao palco os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira de todas as Escolas de Samba do grupo principal do Carnaval do Rio de Janeiro, embalados pela bateria e iluminados por uma chuva de papel-picado prateado.
E eu estava lá, mas demorei anos para entender a importância cultural daquele evento.
Alguém mais estava lá?
ELES ESTAVAM LÁ ! MAS EU SÓ QUERIA SABER DE SOUL GRAND PRIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário