Olá povo do carnaval!
Passados os festejos da folia em Porto Alegre, venho aqui falar um pouco sobre Comissão de Frente. Farei uma breve análise dos desfiles de 2015, do grupo Especial, e também uma breve chamada aos coordenadores das Comissões de Frente, para que, em 2016, Comissão de Frente volte a ser quesito no carnaval de Porto Alegre. Vamos começar então:
ESTADO MAIOR DA RESTINGA
Um dos grupos mais organizados e tradicionais do carnaval de Porto Alegre. Buscam sempre a inovação e a surpresa. Grupo de muita criatividade que apresentou em 2015 uma coreografia bastante dinâmica e original. Representavam Piratas em busca dos tesouros escondidos, tendo um quadripé simbolizando uma nau. São dedicados ao pavilhão que defendem e conhecidos como os Guardiões do Cisne.
ACADÊMICOS DE GRAVATAÍ
A Comissão de Frente da escola é formada por bailarinos oriundos de grupos de danças folclóricas da cidade de Gravataí. Apresentaram uma coreografia alegre e estavam bem seguros durante a execução. As fantasias coloridas foram um dos destaques da apresentação, além do tripé, no qual as borboletas se penduravam, que chamou a atenção pela originalidade.
UNIÃO DA VILA DO IAPI
O grupo da União da Vila do IAPI é um dos grupos que sempre se apresentam de forma alegre e descontraída no período pré-carnaval. Neste ano, o grupo veio representando a Rebeldia dos Jovens, com uma coreografia solta e de bastante expressão. A comissão vinha conduzindo o símbolo da escola, uma locomotiva. Esse grupo é conhecido como Comishow, diante dos shows performáticos apresentados nos ensaios pré-carnaval.
COPACABANA
Liderados por uma representante do sexo feminino, a comissão de frente da Copacabana apresentou uma coreografia bastante criativa e com uma movimentação bem expressiva. Um misto de dança típica e carnaval. Fantasias simples, mas dentro da proposta do enredo, deram a tônica para a apresentação do grupo, muito bem ensaiado e esbanjando simpatia na avenida.
BAMBAS DA ORGIA
Outro grupo tradicional do carnaval de Porto Alegre, a CFBO, como são conhecidos, apresentaram uma das melhores fantasias de comissão de frente do carnaval de Porto Alegre, senão a melhor. O grupo veio representando os orixás cultuados no Candomblé da Bahia, a encenação e a dança dos orixás foram o fio condutor da apresentação deste grupo de dançarinos, que não mede esforços para fazerem sempre belos espetáculos.
UNIDOS DE VILA ISABEL
A comissão de frente dos Bonjas, como são chamados, chegou a anunciar seu desligamento da escola na semana do desfile, mas como o compromisso com a comunidade falou mais alto, o grupo resolveu participar do desfile da entidade. A comissão realizou uma bela apresentação sobre a colonização da cidade do Rio de Janeiro, mesclando dança e encenação. As fantasias com belo efeito visual e a garra dos componentes foram os pontos fortes da apresentação do grupo.
EMBAIXADORES DO RITMO
A Comissão de Frente da escola é formada por bailarinos oriundos de um grupo de danças tradicionalistas da cidade de Alegrete. O grupo apresentou uma coreografia bem ensaiada e executada. A comissão de frente alegretense representou os quatro elementos da natureza. Os dançarinos contracenaram com um elemento alegórico que simbolizou o Planeta Terra, destacando a importância de práticas sustentáveis. Destaque para a vestimenta, simpatia e desenvoltura do grupo.
IMPERADORES DO SAMBA
Uma das mais premiadas e tradicionais Comissões de Frente do carnaval de Porto Alegre, a CFI, coordenada por este que vos escreve, apresentou uma coreografia sobre o Caos e a Ordem no universo, das trevas à luz. Seis tripés representaram os seres das trevas e serviram de esconderijo para os seres de luz. Muito bem ensaiados e com muita expressividade, o grupo realizou um belo desfile e mais uma vez se apresentou buscando levar ao público algo diferenciado.
IMPÉRIO DA ZONA NORTE
Uma das mais gratas surpresas em Comissão de Frente no carnaval de 2015. O grupo recém-chegado de escolas de menor expressão se credencia pela organização e humildade de seu trabalho. A Comissão de Frente se apresentou de forma correta e muito bem ensaiada. Os Guerreiros protetores da primeira árvore, Iroko o orixá da ancestralidade representaram a força Nigeriana, com boas fantasias e coreografia.
IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA
A Comissão Pecado, como são conhecidos, primam também pela organização do grupo. Os pássaros da liberdade se fizeram representar em sua comissão de frente. Uma coreografia que misturava o rústico e o refinado. Destaque para a bailarina que era o ponto central da coreografia.
Temos então dez grupos que, se avaliados, poderiam ter contribuído ainda mais para o crescimento do carnaval de Porto Alegre. Nota 10 para todos que se empenham e buscam sempre defender sua entidade da forma mais correta possível.
Muito já se falou sobre o fato de Comissão de Frente não ser quesito aqui na cidade, mas nunca houve um diálogo entre os presidentes e os coordenadores dos grupos, para que, no mínimo, um estudo fosse realizado para que o Quesito volte a ser avaliado. Proponho aos Coordenadores um movimento para que os presidentes nos recebam e que possamos conversar, para que, já em 2016, com uma alteração no regulamento, o Quesito Comissão de Frente volte a ser valorizado e avaliado. A proposta está lançada, quem quiser abraçar é só fazer contato através das redes sociais. Um abraço a todos e até mais.
Geferson Fabiano Araujo
Professor de Língua Portuguesa e Literatura
Coordenador da Comissão de Frente dos Imperadores do Samba Poa/RS
Colunista do Site de carnaval ''CAMAROTE CULTURAL''


Nenhum comentário:
Postar um comentário