TMJ MUSIC


counters

quinta-feira, 19 de março de 2015

O TAMBOR TÁ BATENDO – A POESIA AFROGAÚCHA ENTRA NA RODA


Por : Kdoo Guerreiro*



“ O tambor ta batendo;
Ta repinicando;
O tambor ta batendo;
Ta repinicando;
São seus poetas, oi sinhô
Que o tambor tá chamando
São seus poetas, oi sinhô
Que o tambor tá chamando”


E, com essa vinheta os expectadores, donas de casa, sambistas, rappers, faxineiros e até poetas são convidados à soltar o verbo em forma de poemas, letras de músicas, citações e pensamentos, de sua autoria ou não. Esse é o clima que envolve os freqüentadores do SOPAPO POÉTICO – PONTO NEGRO DA POESIA, que acontece toda a última terça feira de cada mês, sempre as 19 horas.
A temporada 2015 se inicia sediada no SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Rua João Alfredo, 61 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90050-230 (51) 3228-2325), após 3 anos  acontecendo na sede da AECPARS - Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (Av.Ipiranga, 311, Porto Alegre - RS) que atualmente passa por reformas.
A ORIGEM DO EVENTO.
 O SOPAPO POÉTICO é uma variação de um evento de salvador (BA) conhecido como SARAU BEM BLACK, do Professor Nelson Maca e recebeu esse nome em homenagem ao patrono do evento, o saudoso Giba Giba numa alusão ao instrumento de percussão tocado pelo músico.
O evento traz sempre uma personalidade negra como homenageada do mês. Entre os nomes citados, temos além do próprio Giba Giba que “abriu os trabalhos” na primeira edição, cantoras do calibre de Marietti Fialho, atores/atrizes como Sirmar Antunes, Escritores como Jorge Fróes, e também uma homenagem ao poeta e “Pai do 20 de Novembro” Oliveira Silveira.
Cada noite é dividida em 2 momentos:  no primeiro temos o sarau, onde os presentes entram na roda para declamar as poesia que escolheram. A atmosfera é de total descontração, onde todos os presentes são encorajados a entrar na roda e declamar poemas que trouxerem em seus livros, suas mentes e seus corações ou mesmo escritos na hora, coisa freqüente, resultante da energia contagiante que paira no lugar. O segundo momento é dedicado ao Homenageado: aqui, conhecemos as histórias de vida, trajetória artística e somos brindados com suas performances artísticas. As crianças também têm seu espaço garantido no SOPAPINHO, onde são acompanhados por um grupo de recreacionistas voluntárias, que desenvolvem atividades que são compartilhadas no final do evento.

Outro presente que recebemos é o espaço da feira de produtos e saberes, onde podemos comprar artigos de vestuário, livros, acessórios, comidas típicas e diversos tipos de mídias (CDs, DVDs de shows...).

 Venha conhecer o ''SOPAPO POÉTICO – PONTO NEGRO DA POESIA'' , que começa dia 31 de março as 19 horas na sede do SIMPA. Mas vem mesmo, pois o tambor ta batendo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário