O Grupo Cultural Anastácia Òminira APNs do Brasil comemora este ano seus 20 anos de glórias, 20 anos de resistência. O grupo de mulheres Anastácia, foi fundado em 13 de maio de 1995, por um grupo de mulheres negras engajadas na luta pela igualdade de gênero e raça. Porque a palavra de ordem é a parceria.
Contribuir para a melhoria na qualidade de vida de crianças e jovens, oferecemos a estes um trabalho pedagógico, sócio-cultural e psicoterapêutico calcado num modelo de relacionamento saudável, onde um vinculo seguro e estável os auxiliam a lidar com sua historia de vida.
No passar do tempo essas mulheres viram a necessidade de ampliar os trabalhos, prestando assistência à comunidade, auxiliando crianças, jovens e idosos. E o grupo de mulheres Anastácia, vira grupo cultural Anastácia Òmìnira Apn’s do Brasil. Hoje tem como foco a educação de crianças, jovens e adultos;na perspectiva do resgate da cultura afrobrasileira.
Sua sede esta hoje situada na rua Mario Totta, 221 – bairro rio branco, que representa uma luta, uma conquista para nossa comunidade, para o nosso povo. Que depois de muita luta, é merecedor de uma noite como esta. Não estamos aqui para a luta pela igualdade, pois somos todos iguais por sermos diferentes. Mas estamos na luta pelo respeito as nossas diferenças.
A Anastácia supera o conceito instrumental da arte; não concebida apenas como um instrumento para educar, mas sendo ela própria, educação. Assim, as crianças e os jovens da Anastácia têm acesso às várias linguagens artísticas e culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário