TMJ MUSIC


counters

sábado, 9 de janeiro de 2016

''Sem patrocínio, Carnaval de Rua pode ser cancelado em Passo Fundo''

A prefeitura não confirmou a informação do cancelamento do Carnaval de Rua 2016

Créditos: Arquivo Uirapuru


Às vésperas do desfile do Carnaval de Rua de Passo Fundo, inicialmente marcado para o dia 5 de março, as escolas de samba da cidade receberam na noite desta sexta-feira (8) a informação de que o evento foi cancelado pela Prefeitura. A notícia foi dada às 18h em uma reunião entre a Liga das Escolas de Samba e a Secretaria Municipal de Desporto e Cultura e causou indignação entre as entidades. Porém, em nota enviada neste sábado, pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Passo Fundo a informação não foi confirmada. 

Em entrevista  ao vivo na Uirapuru com o repórter Mateus Miotto, o presidente da Liga das Escolas de Samba, Gilvan Marinho, informou que a Prefeitura justifica o cancelamento por conta da falta de verbas para patrocínio, que viria da Câmara dos Dirigentes Lojistas-CDL.

A CDL é o principal patrocinador e alegou que a crise financeira impossibilita os lojistas de investirem no evento. Gilvan afirmou ainda que, neste final de semana,  acionará o departamento jurídico da Liga das Escolas de Samba para tentar reverter a situação. Gilvan destacou que as escolas de Samba querem que o evento aconteça e estavam contentes com o novo local definido, nos fundos do Bourbon Shopping. Para Gilvan, se alguma entidade particular, como uma grande associação, conseguir patrocinar o evento, o desfile vai acontecer, mas por enquanto todos estão sozinhos.

Ainda durante a programação, vários participantes das escolas de samba de Passo Fundo se manifestaram, afirmando que 90% dos trabalhos já estão prontos e muitas escolas fizeram grandes dívidas, na certeza de que receberiam o repasse do patrocínio, agora negado. Em 2014, a Prefeitura de Passo Fundo resolveu cortar  a verba parta o evento, de R$ 400 mil, direcionando  o recurso para a compra de aparelhos de ar-condicionado às escolas municipais.

A iniciativa teve ótima recepção da comunidade e na ocasião ficou decidido que o carnaval de rua seria entregue à iniciativa privada, que iria modernizar e alavancar o evento. Ainda na noite desta sexta-feira, a Uirapuru tentou contato com a Prefeitura e com a Secretaria de Desporto e Cultura, mas não obteve resposta.

NOTA DA PREFEITURA DE PASSO FUNDO

Tendo em vista notícias veiculadas a respeito do possível cancelamento do desfile de rua 2016, a Prefeitura de Passo Fundo informa:

1- Nos dois últimos anos, o Carnaval de rua de Passo Fundo foi realizado em conjunto pela Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo, Câmara dos Dirigentes Lojistas(CDL) e Prefeitura. Qualquer decisão sobre o evento passa pelas três entidades.
2- Não há decisão oficial da Prefeitura a respeito.
3- Na sexta-feira (08), a Secretaria de Cultura informou a Liga das Escolas de Samba, sobre  possível dificuldade a ser encontrada na captação de recursos para patrocínio do evento, em razão da crise financeira vivida pelo Brasil, que afeta diretamente o setor privado.
4- A Prefeitura de Passo Fundo informa que a questão segue em análise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário