TMJ MUSIC


counters

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"Carnaval de Guaíba: Um Exemplo que a Capital deveria se INSPIRAR ?"

Por: Igor Rodrigues

Na noite do último sábado (21) o município de Guaíba, na grande Porto Alegre, teve mais uma brilhante noite de desfiles das suas agremiações carnavalescas. Na passarela do samba, passaram por lá: quatro escolas e dois blocos, além do tradicional "arrastão" dos foliões, organizados pelos próprios coordenadores do evento.

Mais uma vez observou-se um grande espetáculo em relação ao plástico visual das escolas e da organização da estrutura do evento, com um grande público nas arquibancadas, frisas, camarotes e pista, a primeira escola a desfilar, foi o Império Serrano. A equipe Tamujunto, transmitiu o evento através de suas redes sociais e quem não foi, pode acompanhar detalhe por detalhe.
Organização, cultura e trabalho foram grandes pontos do carnaval de Guaíba. A Prefeitura investiu fortemente para o progresso do carnaval da cidade, enquanto outras cidades cancelaram as suas festas, com a justificativa de "melhorias"  em seus municípios.  Esses pontos destacados poderão servir de "entusiasmo" e até mesmo "inspiração" para diversos carnavais, inclusive o da Capital.

Está correto afirmar que de certa forma, as escolas são "dependentes" de algumas escolas de Porto Alegre, como por exemplo, a compra de material para alegorias e a importação de fantasias. Entretanto, relacionado ao último carnaval, Porto Alegre também foi dependente da compra de fantasias e esculturas de escolas de São Paulo e Rio de Janeiro. As grandes questões é saber até onde vai o “importa e desimporta" ou qual o "limite" disto??!
Aos arredores da pista de apresentações, observavam-se os mais diversos tipos de comerciantes, o número de bancas era grandioso demais para o pouco espaço que era fornecido a todos, sendo assim, todos estavam felizes com o fluxo de  compradores. 

" O carnaval de Guaíba, é o momento onde se gera emprego e dinheiro,muitos dos comerciantes esperam está data para poder "tirar o pé da lama". O resultado a cada ano cresce mais e mais."- diz Letícia, dona da Banca de Churrasco Grego, onde vendeu mais de 200 pães na noite de carnaval.

" INVESTIMENTO DO DESCONHECIDO "
Outro ponto que chamou a atenção foi o forte investimento de foliões aparentemente desvinculados ao meio carnavalesco. Nos camarotes, era possível observar a "forte mistura do  novo com o tradicional". Como assim? Vamos explicar, mais uma vez comparando com a capital.
Nos últimos anos, o Carnaval de Porto Alegre, está fazendo espetáculo para si próprio. Não há mais a procura de turistas, e muito menos de empresários querendo investir no meio. Em comparação ao carnaval de Guaíba, a procura por camarotes, os investimentos de empresários, a circulação de turistas pelos tais, foi  grandiosa, tendo esse resultado visível.

" Carnaval é para brincar. Estou aqui para esquecer os problemas  e me divertir. É um lindo espetáculo. " - Diz o doutor Eduardo, cirurgião no Hospital Santa Casa, na Capital.

Todos esses comparativos, foi somente para ver o quão estamos "andando em círculos". Sim, crescemos muito desde que se "mudamos" para o  "novo endereço". Sim, a Liespa está fazendo um grande trabalho crescente em prol do evento. E sim, nos amamos o carnaval. Entretanto, não podemos deixar de perder nossa essência, perder o encanto nos olhos de muitos que todos os dias reclamam, e choram de quanto nosso carnaval está deixando a desejar...
Obviamente criticar é fácil, por isso mesmo, que você que está lendo neste momento está matéria, pense um pouco de como sua agremiação é importante para você, do quão o seu pavilhão pesa no coração de muitos apaixonados. Comece a fazer, comece a mudar, através dos pequenos gestos, para que o carnaval cresça mais e mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário