Ngoma - Núcleo de Vivência em Percussão e Cultura Popular 2018
está com inscrições abertas para encontros regulares de percussão brasileira com as musicistas e arte-educadoras Andressa Ferreira e Gutcha Ramil do grupo Três Marias!
Início: 05 de abril
Quintas-feiras, das 18:30 às 20h
Local: Afro Sul Odomodê - Av. Ipiranga, 3850
Público alvo: percussionistas, professores, dançarinxs, brincantes, batuqueirxs, comunidade negra, mulheres negras e interessadxs.
Mensalidade: 100,00 reais
Aula avulsa: 40,00 reais
obs: temos instrumentos para oferecer nas aulas!
Ritmos e expressões culturais previstas para serem trabalhados durante o ano: Jongo, samba de roda, afoxé e forró!
Ficha de Inscrição:
NGOMA - Núcleo de Vivências e Estudos em Percussão e Cultura Popular:https://goo.gl/forms/
mais informações:
tresmarias@gmail.com
Odomodê Afrosul
Ngoma - Núcleo de Vivência e Estudos de Percussão e Cultura Popular
Saiba mais sobre o Ngoma:
Ngoma é uma palavra de origem bantu que pode ser tambor, dança, celebração ou ritual de terapia.
O Núcleo de Vivência e Estudos em Percussão e Cultura Popular promove oficinas de percussão, dança, confecção de instrumentos e vivências com mestres, mestras e brincantes de diversas manifestações populares que envolvem o tambor. O objetivo é difundir e valorizar a prática dos instrumentos de percussão usados nas manifestações afro-brasileiras, afro-indígenas e africanas e conhecer um pouco da diversidade de expressões culturais da diáspora, assim como valorizar os mestres e mestras guardiões de saberes ancestrais que envolvem o tambor!
O tambor está atrelado a diversos saberes que podem ser compreendidos através do seu toque. Nele encontramos uma série de associações sociais e culturais inseparáveis do seu contexto. O tambor, por meio da sua musicalidade, transmite uma gama de conhecimentos que o envolvem. Por exemplo, uma oficina de tambor de crioula envolve além do toque, a dança, religiosidade, fé, sincretismo, ancestralidade, negritude, mitos, histórias, oralidade, natureza, coletividade, canto, poesia, alegria, vitalidade, bem estar, auto estima, etc.
Paralelamente às aulas semanais, o projeto Ngoma estará promovendo oficinas com mestres, mestras e brincantes de diversas expressões culturais que serão divulgadas durante o ano.
Fiquem ligadxs!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário