TMJ MUSIC


counters

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

É tempo de recomeçar...

Texto: Luiz Augusto Gugu Lacerda

Na última sexta-feira aconteceu na Quadra de Ensaios da Imperatriz Dona Leopoldina a Mostra de sambas enredo, edição 2019 e também o sorteio que definiu a ordem dos desfiles das Escolas de Samba. O evento foi um sucesso devido a grande adesão dos carnavalescos que lá fizeram-se presentes para prestigiar suas Escolas prediletas. Há muito tempo os desfiles das nossas Escolas tem sido um ato de resistência cultural e, este ano não será diferente, pois após um ano atípico sem desfilar, as Escolas irão para a avenida provar que nosso Carnaval merece respeito.

Mas como escrevi acima, o carnaval só atinge o sucesso devido a adesão do povo, pois é ela a razão do carnaval ainda existir. Sem o povo não se forma uma Escola de Samba. É neste momento onde o Carnaval de Porto Alegre passa por um processo de revitalização, que devemos cada vez mais valorizar todas aquelas pessoas que abnegadamente mantém viva a chama do Carnaval. São esses artistas que em nome da paixão estão doando-se desmedidamente para contribuir com a nossa cultura. Em sua grande maioria, arrisco a dizer que em sua totalidade, investem na produção de seus figurinos e que também custeam seus deslocamentos, para representarem suas Escolas com a dignidade que merecem. Esses apaixonados merecem todo o nosso respeito, nossa admiração e nossos aplausos. Cada um desses artistas possui uma importância ímpar nesse momento em que reconstruímos o nosso Carnaval. 

Também devemos valorizar aqueles que compram suas fantasias para desfilar em alas ou em alegorias, mesmo que neste ano não seja obrigatória sua apresentação. Devemos reverenciar os ritmistas que depositam seus esforços dando o ritmo ao pulsar do coração das nossas Entidades, a Bateria.

Os veículos de comunicação que destinam seus espaços para divulgar e enaltecer o Carnaval em sua pluralidade, também devem possuem grande importância, pois são eles que levam as Escolas de.Samba e seus artistas para a Mídia, fazendo com que não  caiam no esquecimento.

Em um tempo onde vivemos uma grande incerteza e que muitos perderam a crença na festa, aqueles que mantem forte e inabalável dentro de suas escolas são verdadeiros heróis... Os heróis da resistência!

É preciso entender que não tempo para exigir, mas sim para agradecer!

É preciso participar, ajudar, contibuir para que nossas Escolas de Samba não desapareçam!

É preciso entender que é tempo de recomeçar e só iremos vencer quando cada um de nós depositar um tijolo nessa reconstrução...

É tempo de recomeçar!



Um comentário:

  1. Prezado. Sei que o CD dos sambas enredo não são mais confeccionados. Entretanto, não existe uma única pessoa em Porto Alegre que faz o registro das músicas??? Tenho interesse.

    ResponderExcluir