Para nós da equipe do TMJ ,é uma honra iniciar esse ciclo de entrevistas sobre o carnaval de Guaíba. Contigo rei.
Qual o sentimento e da onde tira folego para esse evento?
O Carnaval sempre foi e é a festa que me move, trabalho com tecnologia da informação, algo que ocupa e suga nossa mente, e é no Carnaval que extravaso toda a alegria e energia acumulada. É uma festa onde todos podem ser o que quiserem, o importante é sermos felizes. Confesso que o fôlego e ânimo vem da alma e do coração, sei que deveria cuidar mais do corpo para ter fôlego, sou um pouco sedentário sim, acabo sempre com o andar dos ensaios tendo o fôlego necessário. Que isto não sirva de exemplo para ninguém, pois atividade física é mega importante.
Qual a visão do rei sobre Guaíba cidade?
O Carnaval de Guaíba é muito organizado, tenho e devo sempre enfatizar o trabalho da Secretaria de Turismo, na pessoa da Claudia Mara, pois ela faz a coisa acontecer, busca parcerias na iniciativa privada e também o apoio da prefeitura municipal. O Carnaval gera receita e também dá visibilidade ao turismo do município. Nossas escolas são muito comprometidas e fazem com que o espectador tenha um lindo desfile para assistir. Juntando tudo isso, é o Carnaval que mais cresce na região metropolitana!
O sentimento de Guaíba no carnaval?
O Carnaval de Guaíba além de toda a beleza é muito disputado, isso faz com que a cada ano o desfile fique mais atrativo. O resgate dos blocos que abrem o desfile também é um diferencial pois faz com que as pessoas que querem brincar sem compromisso da disputa tenham esta possibilidade.
Qual o ponto mais positivo do carnaval da cidade?
Acredito que o ponto mais positivo seja a rivalidade sadia. Pois quem ganha com isso é o público que assiste sempre a uma noite memorável. Daí vem todos os setores das escolas que fazem o espetáculo acontecer, as costureiras, aderecistas, soldadores, a tia que faz a comida do barracão, os destaques, as diretorias que correm atrás de apoios, quem empurra os carros, todos são importantes, o desfile acontece com um grande trabalho, um envolvimento grande.
Como foi a recepção na cidade?
Cheguei no Carnaval de Guaíba em 2014, a convite do professor Roberto, do CETE, que na época era o presidente da AECGUA, foi um misto de frio na barriga e alegria. Eu não sabia como a comunidade ia me receber, mas acredito que o namoro deu certo, pois me sinto abraçado pela comunidade carnavalesca e eu AMO o Carnaval de Guaíba.
Cada escola na sua visão de rei peculiaridades de cada uma?
As escolas de Guaíba são muito diferentes e parecidas na garra de fazer um lindo Carnaval sempre! A rivalidade é muito grande, mas sempre com a preocupação de se superar e tentar levar o título. Temos escolas tradicionais, escolas inovadoras e escolas com garra de se tornar maiores, mas sempre pensando na diversão e alegria da sua comunidade e do público que assiste.
Suas cortes e o concurso da cidade?
A escolha da Corte sempre é um grande evento, pois sempre é temático o concurso é também acontece a mostra de sambas enredo. A cada ano a disputa no concurso se torna mais acirrada, candidatas mais preparadas. A corte tem um papel fundamental na divulgação do Carnaval do município é o Cartão de visitas. As Soberanas não devem ser a melhor passista, mas sim um conjunto, postura e comunicação são importantíssimos para uma Corte bem estruturada e com representatividade. É comum termos candidatas que já foram da Corte da Capital, a exemplo da Carina, que foi Rainha do Carnaval de Porto Alegre em 2010 e foi Rainha do Carnaval de Guaíba em 2015, isso faz com que as candidatas e as escolas estejam melhor preparadas para a disputa. Houveram meninas que não saíram vitoriosas em um ano e se prepararam e no ano seguinte entraram na corte. A secretaria de Turismo é muito zelosa pela corte, sempre buscando figurinistas renomados para nos vestir, bem como preocupados com nossa assessoria e bem estar. Muitas soberanas depois do seu reinado se tornam grandes amigas.
O envolvimento da comunidade ?
A comunidade carnavalesca de Guaíba é muito envolvida, por isso temos o desfile memorável e melhor a cada ano!
Qual sua inspiração para rei?
Sou muito eclético na busca das fantasias para usar, sempre dou idéias mas respeito o gosto dos figurinistas, pois são ótimos e renomados. Em relação a minha postura tive muito aprendizado com o Fábio Verçoza que se tornou um amigo além de ídolo, mas tendo a minha identidade, penso que como somos muito vistos, jamais vou consumir bebida alcoólica na frente das crianças, fumar, gritar, falar palavrões, estas são coisas que não se admite a uma Corte que representa milhares de pessoas envolvidas com o Carnaval da cidade.
Sonho do Rei ou seja ,os seus maiores desejos?
Meu maior sonho no Carnaval que ela seja reconhecido e valorizado como uma manifestação cultural que gera receita aos menos favorecidos e que possibilita alegria ao povo, independente da cor, idade, forma física etc... pois os mesmos que tem poder aquisitivo maior e que considera nossa festa como desnecessária, festa dos pobres, são os mesmos que vão lá pedir para ser "destaque" nos desfiles... então sonho com mais igualdade, compaixão e amor a nossa cultura. Pois um enredo de uma escola de samba é uma aula de história ilustrada... quanta pesquisa é feita para dar vida a um desfile! Sonho com este reconhecimento! Somos a resistência do samba!
Por: Byra Borba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário