Nossas Escolas de Samba mantêm seus pavilhões em riste provando que o Carnaval é Cultura e, sendo assim, é Resistência!
No final da manhã do dia 10 do mês corrente, na Quadra de ensaios da Bambas da Orgia, aconteceu a coletiva de imprensa promovida pela UCEGAPA para anunciar os novos moldes do próximo carnaval. As Escolas do Grupo Ouro - Formado por: Imperadores do Samba, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga, Império da Zona Norte, Bambas da Orgia e Imperatriz Dona Leopoldina - e as Escolas do Grupo Prata - Formado por: Império do Sol, Unidos da Vila Mapa, Academia de Samba Praiana, Academia de Samba Puro, Copacabana, Realeza, Unidos de Vila Isabel e União da Tinga - , juntamente com a Tribo Carnavalesca Os Comanches e a única representante do Grupo Bronze, Fidalgos e Aristocratas, decidiram apostar em um modelo mais modesto para poder realizar o carnaval de 2019, que não contará com o apoio financeiro do poder público e, até o presente momento, da iniciativa privada. Os desfiles irão acontecer nas datas 15 e 16 de março, no Complexo Cultural do Porto Seco.
O Presidente da Imperadores do Samba, Érico Leotti, que também ocupa o cargo de Diretor Técnico da UCEGAPA, iniciou a coletiva explanando sobre deliberações tomadas entre todas as Escolas, afirmando que o evento carnaval 2018 é de inteira responsabilidade da UCEGAPA, entidade que antes representava apenas as Escolas dos Grupos Prata, Bronze e Tribos Carnavalescas.
Com base em uma prestação de contas transparente, o Engenheiro Civil responsável pelo novo projeto da avenida, Valdinei Nascimento, apresentou não só as projeções que ilustravam a nova proposta de disposições na avenida, mas também a tabela de custos e investimentos necessários pra que haja uma digna infra estrutura.
A "nova" avenida terá 190 camarotes com capacidade para até 18 pessoas que custarão no máximo R$ 1500,00 (mil e quinhentos reais). Esses camarotes estarão dispostos ao lado esquerdo da avenida, já os quatro módulos de arquibancadas estarão ao lado direito e serão gratuitas nas duas noites de desfiles. Ainda sobre o novo projeto, a estrutura mais enxuta contará com três cabines pra os jurados e os já famosos "HC's", em dois módulos que também serão comercializados. Comunicaram também que as empresas responsáveis pela montagem da estrutura física, iluminação e sonorização já estão contratadas.
Os desfiles serão intercalados pelas 16 Escolas dos Grupos Ouro e Prata, já a Fidalgos e Aristocratas e a Tribo Carnavalesca Os Comanches desfilarão como convidadas. Com a falta de verba, as Escolas decidiram abolir o quesito Alegorias e Adereços. Os demais sete quesitos contarão com três jurados para cada um. Foi anunciado que algumas obrigatoriedades até então cobradas das escolas serão extintas, tais como o número mínimo de componentes para a ala de Baianas e para a Bateria. Em contra partida, as figuras da Porta Estandarte, Casal de Passistas e da Comissão de Frente continuam sendo obrigatórias.
A ordem dos desfiles será sorteada no dia 25 de janeiro em um evento a ser realizado na Quadra de ensaios da Imperatriz Dona Leopoldina. Não há previsão para transmissão televisiva pois o contrato com a Band foi extinto.
A corte eleita para o carnaval de 2018 será reconduzida.
Em um discurso acalorado Gustavo Giró, o Girosinho, Presidente da Embaixadores do Ritmo, explicou os motivos que fazem com que a Escola não desfile no próximo carnaval e, infelizmente, não descarta um possível licenciamento de suas atividades.
Sendo assim, preparem-se pois teremos carnaval!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário