TMJ MUSIC


counters

sábado, 27 de junho de 2015

Russian State Ballet- Uma Dica Pra Você!

Vamos elevar o nível desta agenda do Tamujunto,  dando uma volta do que está acontecendo pela nossa linda Porto Alegre nos deparamos com uma dica, vamos a ela.

 

Porto Alegre está sendo palco para três grandes obras do Ballet Nacional da Rússia

 

As estrelas do Russian State Ballet desembarcaram no Rio Grande do Sul este final de semana para a apresentação de três incríveis obras: Lago dos Cisnes, Don Quixote e Sheherazade. O encontro com os porto-alegrenses está ocorrendor nos dias 27 e 28 de junho no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80).

 

Hoje sábado, dia 27, o Russian State Ballet apresentou O Lago dos Cisnes às 21 horas. Já amanhã domingo (28), às 16 horas, será a vez da companhia apresentar duas obras em um único espetáculo: Don Quixote e Sheherazade, inédito no País. 

 

Sob direção do coreógrafo e diretor Viacheslav Gordeev, a grande estrela do Bolshoi de Moscou, estarão 40 talentos russos. Entre eles, a grande estrela do Kirov-Mariinsky, a mais nova revelação da Rússia, Anton Korsakov. 

 

“Duas horas de muita emoção, magia e encanto pelo figurino e cenografia, vindos exclusivamente de Moscou para esta grande turnê nacional”, conta o diretor cultural da Rússia na América Latina, Augusto Stevanovich, responsável pela programação cultural no Rio Grande do Sul.

 

A turnê iniciou dia 30 de Maio no Rio de Janeiro e já passou por grandes cidades como Aracaju, Maceio, Teresina, Belém, Natal, Brasília e Manaus. O objetivo é percorrer todas as capitais brasileiras para depois seguir programação nos demais países latinos.

 

 

O Lago dos Cisnes

Trata-se da história de Odette, uma princesa transformada em cisne pela maldição de um malvado feiticeiro. Há muito tempo atrás, em um reino dis¬tante, vivia um poderoso feiticeiro chamado Rothbart. O seu grande desejo era ver sua filha, Odile, casada com o homem que se tornaria o rei daquela região. Para tanto ele enfeitiçou várias jovens, transformando-as em cisnes. Ele acreditava que fazendo isso estaria eliminando a concorrência da filha, e assim ela teria maiores chances de se encontrar com o prín-cipe, para que ambos pudessem se apaixonar e se casar.

 

A primeira vítima de Rothbart foi uma moça chamada Odette. Depois de transformada, ela se tornou um belo cisne coroado, que a partir daquele momento ganhou vida dupla: durante o dia era cisne e somente a noite voltava a ser humana. A família da jovem, muito triste com tamanha desventura, chorou por muitos dias, e foi dessas lágrimas que um lago cristalino se formou, local onde se podiam avistar os cisnes que lá iam chegando, e que por sua vez também eram jovens enfeitiçadas.

 

O Ballet Nacional da Rússia é uma das companhias de maior prestígio e trajetória internacional na história da dança clássica. É considerada parte integral da cultura mundial. A elegância, virtualidade, charme e beleza implantados em cada apresentação se devem à exitosa direção de Viatcheslav Gordeev, o eminente coreógrafo e representante da dança clássica mais importante da Rússia, “Premier Danceur” do Bolshoi, preferido do público parisiense e classificado como Menino de Ouro em Londres. Com seus quarenta solistas, entre os quais se encontram vários laureados em concursos nacionais e internacionais de balé, o Russian State Ballet é, ao lado dos balés Kirov e Bolshoi, a mais famosa companhia de balé da Rússia. Até Mikhail Gorbachev, como grande admirador e incentivador da trupe, atuou como patrocinador de algumas turnês.

 

Com mais de trinta anos de história, o Russian State Ballet se mantém como uma das principais companhias de balé do país. O repertório inclui obras-primas do mundo do balé clássico e o melhor das coreografias modernas e contemporâneas, entre elas O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, Giselle, Don Quixote e Sheherazade.

 

Dentre as metas do Russian State Ballet, esta preservar a herança da coreografia russa e da Europa ocidental, paralelamente à busca da popularização do balé nos países da América Latina, levando cultura clássica russa aos diversos setores e camadas sociais, principalmente às nações que compõe o BRICS - Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul.

 

Trata-se de uma companhia internacionalmente reconhecida, tendo recebido numerosos prêmios, entre os quais o Ingresso de Ouro, por um público de mais de 100 mil pessoas que compareceram às apresentações da companhia ao longo de dois meses de turnê na Alemanha; e a Performance Mais Grandiosa do Ano, da Associação de Empresários da Europa Ocidental, que consideraram o Ballet Estatal Russo a “Melhor Companhia de Balé do Ano”.

 

Corre que ainda dá tempo.

 

#FICAADICA




Nenhum comentário:

Postar um comentário