A dança no carnaval e a harmonia musical em um desfile de escola de samba serão o enfoque neste sábado, dia 18 de julho, às 14 horas, no sexto encontro do curso de tema-enredo do CETE – Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval. O encontro será no Plenarinho (Sala João Neves da Fontoura), no 3º andar da Assembleia Legislativa
Os palestrantes serão a professora e coreógrafa Iara Deodoro, o músico Andy Lee, o cantor e intérprete Sandro Ferraz e o compositor Wilson Ney.
Iara Deodoro é coreógrafa, fundadora do Grupo de Música e Dança Afrosul e foi porta-bandeira e vice-presidente da escola de samba Garotos da Orgia. Na entidade carnavalesca exerceu, também, as funções de temista, criadora dos figurinos e fantasias, diretora de ala, coreógrafa da comissão de frente e ainda armava a escola na concentração. Após os “Garotos” terem enrolado a bandeira, Iara atuou como jurada do quesito Fantasia no carnaval de Porto Alegre.
Anderson Nascimento, mais conhecido no meio carnavalesco como Andy Lee, é músico, instrumentista, produtor musical e compositor. Exerceu a função de diretor de harmonia em escolas como Protegidos da Princesa Isabel, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga, Imperatriz Dona Leopoldina e Imperadores do Samba. Integrou o carro de som da Acadêmicos do Grande Rio, na Marquês de Sapucaí, e na Unidos da Cova da Onça (Uruguaiana) tocando violão 7 cordas.
Sandro Ferraz é cantor e intérprete carnavalesco há quase 30 anos, várias vezes premiado com o Estandarte de Ouro porto-alegrense. Detentor de vários títulos de campeão do carnaval da Capital, passou por várias escolas, como Filhos da Candinha, Imperatriz Dona Leopoldina, Imperadores do Samba, Estado Maior da Restinga e Império da Zona Norte. Em 2015, exerceu a função de diretor de harmonia nos Embaixadores do Ritmo. Ferraz também atua no movimento negro, tendo sido vice-presidente do CODENE e foi coordenador das Culturas Populares da Secretaria Estadual de Cultura. Integrou o projeto Só Se For Samba, grupo de intérpretes que reuniu ainda Claudio Barulho, Nego Edu e Gilson Dornelles.
Wilson Ney, considerado o “poeta maior” do carnaval de Porto Alegre, é autor de sambas-enredo que abrilhantaram desfiles de escolas como Beija-Flor do Sul, Realeza, Acadêmicos da Orgia, Estado Maior da Restinga, Academia de Samba Relâmpago, Sociedade Floresta Aurora, Império da Zona Norte e Imperadores do Samba, escola onde exerceu também a função de diretor de harmonia. Músicas de sua autoria já foram gravadas por artistas como Elza Soares, Elymar Santos, Dominguinhos do Estácio, Leci Brandão e Neguinho da Beija-Flor. Wilson Ney possui dois CD’s solos gravados.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 2
Dia 18 de julho – 6º encontro – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) – 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do RS.
Das 14h às 15h30: IARA DEODORO, professora e coreógrafa. Painel: “A dança no carnaval”.
Das 15h30 às 15h45 – Intervalo
Das 15h45 às 18h: ANDY LEE, músico, SANDRO FERRAZ, intérprete, e WILSON NEY, compositor. Painel: “Direção de harmonia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário