TMJ MUSIC


counters

sábado, 13 de junho de 2015

Antigos Carnavais: ''Solução de última hora''

No tempo em que  existia carnaval de rua em Porto Alegre, um dos pontos altos dos desfiles era a apresentação das Tribos Carnavalescas. Segundo Heitor Carlos S B Garcia, em seu livro Fragmentos Históricos do Carnaval , as tribos surgiram por volta de 1945 e tiveram seu apogeu nos anos 1960 quando a beleza de suas fantasias e apresentações atraiam muitos turistas à cidade.
Xavantes em 1953
Hemetério de Barros em seu livro Memórias de um Carnavalesco, relembrou o que aconteceu  em uma participação dos Xavantes  no carnaval de 1953

"...Enquanto issonós oXavantinosque já tínhamos mais de três meses de ensaios, estávamos tinindo para a nossa primeira apresentação. Nnosso tematínhamos uma linda moçaparente do valoroso Cacique AguiBrancao Julio Garcia, "Niquelate".Essa índia tinha um papechave no tema.

Chegou o grande e esperado momento da apresentação perante a torcida e a comissão julgadoraTudo estava em ordem, os guerreiros todos preparados para decisãfinalEstávamos seguros de que não perderíamos o campeonato.

O coreto oficial estava localizado na Praça da Alfândegaesquina com o Largdos Medeiros (atual rua General Câmara)mas antes, nos dirigimos ao carnaval da rua Demétrio Ribeiroonde faríamos a primeira apresentação pública do nosso tema.Quando assim procediamosa nossa índiaque tinha um papel chavecom um diálogimportante coo Pajéemudeceu completamentenum nervosismo por nónunca viste que nem podíamos esperartendo em vista que tudo estava certnos ensaiosProcuramos acalmá-Ia mas sentimos a impossibilidade da apresentaçãotal o nervosismo da menina.

 acontecimento nos perturbou muitomas não perdi a calmaprocurando algo para substituir essa apresentaçãoQuando caminhávamos para o coretoficialfiquei observando umdupla inéditaque vinha dando um show à parte dentro da Triboera o índiCamburupi - o Paulo Fontes - e um índifantasiaddgorila queamarradpela cinturaobedecia Carnburupío seu domadorque o ameaçava com ummachadinha.

 Sentimos nessa dupla, tão bem caracterizada, a solução do imprevisto problema que se criouChameos dois à parte e combineo qudeveríamos fazermesmo sem ensaio.

Durante a apresentaçãoo guerreirdomador fazia o gorila dançar sob a ameaça dmachadinha masde repentepor um descuidolevou uma chapoletada na cabeçado gorila enfurecidoO índio domadocaiu de todo o comprimento desmaiadoLogoquatro guerreiros da guarda dPajéarmados de lanças procuraram conter a fúria do gorilamas o fizeram tão desastrosamenteque feriram de verdade o rapaz fantasiado de gorilano peitoficando o mesmo tão enfurecidoque começou a distribuir socos e ponta-péscena ficou por demais autêntica e mereceu aplausos vibrantes da Comissão Julgadora e da grande torcida dos XavantesPajé, com suas feitiçarias, recobroos sentidos do domador desfalecido.
A nossa apresentação foi perfeita."

fonte:GRIOT DE cARNAVAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário