TMJ MUSIC


counters

quinta-feira, 18 de junho de 2015

"De Passo em Passo, uma Coreografia. Saudação aos Famosos Coreógrafos!"

Por: Igor Rodrigues

Saudações à todos os seguidores de nosso blog. Acá  estou, digitando para você leitor, com o maior carinho e vontade. Sorrimos, um brinde á felicidade!! 
Vamos ao que realmente interessa. Hoje estamos lançando uma nova coluna semanal, onde conversaremos com coreógrafos de comissões de frente de todo o Brasil. Iniciamos nossa série  pelo atual coreografo da Alegria da Zona Sul, o jovem Jardel Augusto Lemos.

#TamuJunto: Quais escolas você tem Passagens?

JARDEL: Como bailarino de comissão de frente: Rocinha, Ilha, Beija Flor e Portela.

Como coreógrafo: Cubango, Em Cima da Hora, União 
de Jacarepaguá e Alegria da Zona Sul.
 Como coreógrafo de Ms e Pb: Estado Maior da Restinga, ano de 2015.
 Como coreógrafo de Alegorias: Em Cima da Hora e Unidos de Padre Miguel.


#TamuJunto: Como é estar sendo reconhecido profissionalmente, no carnaval Carioca?

JARDEL:  Não sei se vivo este momento de reconhecimento não. Sei que vivo um momento onde sementes plantadas em lugares certos estão começando a germinar. Digo isso pelo fato de cada vez se tornar muito difícil conquistar um lugar seu. Pra gente que está de dentro, vivendo, lutando, parece sempre muito difícil este dia a dia de querer mostrar seu trabalho, ser reconhecido. Talvez para vocês de fora, que analisam no passar dos anos nosso crescimento seja mais fácil dizer sobre um possível reconhecimento.


#TamuJunto: Como é normalmente seu trabalho com seus bailarinos, ou seja, a comissão de frente?


JARDEL: Já tenho uma equipe mínima. Tanto de bailarinos, como de maquiagem e figurino. Esta equipe é o meu elo forte. Sem eles o que eu seria sem eles?Logo, sempre começo alinhavando minha equipe e suas respectivas funções,sabendo com quem eu posso contar. Paralelo a isso começo com a parte de pesquisa artística junto ao carnavalesco.
Começo os ensaios e as devidas mudanças vão acontecendo. Sempre um processo muito aberto e colaborativo. Acredito que o sucesso de uma comissão se faz ´neste ponto.


#Tamujunto: Quais os principais passos para ter uma boa 
comissão de frente, com êxito em trabalho conjunto, ou seja,a apresentação?

JARDEL: Quais os principais passos para a construção de uma boa coreografia e apresentação?Não existe uma metodologoa a ser seguida. Isso depende muito de coreógrafo para coreógrafo. Como meu processo de criação é muito aberto eu acabo colhendo muita coisa dos próprios bailarinos que se tornam bailarinos criadores. Nesta fase inicial eu estudo muito com o carnavalesco, que se trona muito meu amigo, para saber o que e onde desejamos chegar. Quando chego na coreografia ela acaba se tornando uma consequência. Muita das vezes eu até sonho.(risos)


#Tamujunto: Qual a sua visão sobre o julgamento das 

comissões de frente?

JARDEL: O julgamento é subjetivo né?! Depende muito. Sabemos que existem erros de percurso isso precisa realmente ser avaliado. E sabemos q existem devaneios oriundos da subjetividade de cada jurado. Quanto aos devaneios é algo impossível de medir. Muita das vezes pode ser coerente e outras vezes não.


#TamuJunto: Você acha que falta algo para as comissões de hoje em dia?

JARDEL:  Não acho que falta algo em específico. Vivemos momentos de pluralidades. Onde a diversidade pipoca por todas as escolas. Acho que o carnaval hoje é isso. "Multi", "Poli", variações.

#Tamujunto: Você já viu algum trabalho de comissões de 
escolas de Porto Alegre, se já, qual a sua visão?

JARDEL: Já sim. Há meses tenho acompanhado os trabalhos e acho que já é um momento da LIESPA rever a questão do julgamento deste quesito. O dia que isso acontecer o carnaval terá um salto enorme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário