A roupa certa para cada ocasião
Toda festa de bom tom traz no convite a indicação do traje que se deve usar, neste caso estamos nos referindo ao jantar baile em vermelho e branco.
Esta é a forma de fazer com que as pessoas se vistam adequadamente à ocasião, evitando os constrangimentos de estar arrumado demais ou de menos para o momento.
TRAJE ESPORTE:
É o mais simples e informal, porém não deve ser confundido com roupa de esporte, ou seja, não vale tênis, jeans rasgados ou desbotados, moletom ou bermuda.
TRAJE PASSEIO (ou Alto Esporte ou Tenue de Ville):
Caracteriza-se por ser um pouco mais formal, geralmente requisitado para eventos como almoços de negócios, eventos culturais, coquetéis.
TRAJE PASSEIO COMPLETO (ou Social):
Este traje exige formalidade completa e é muito solicitado para jantares e eventos de porte maior.
A seguir, algumas dicas para facilitar a escolha do traje certo para o que o convite pede.
TRAJE ESPORTE:
Homens: o básico é calça, camisa e blazer, sem gravata. Um calçado tipo dock sider ou mocassim complementa bem o visual.
TRAJE PASSEIO (ou Alto Esporte ou Tenue de Ville):
Homens: um blazer com calça social, camisas em cores claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas, enfim: é a gravata em sua versão informal. Ternos em cores claras com gravatas descontraídas também são uma boa pedida.
TRAJE PASSEIO COMPLETO (ou Social):
Homens: terno escuro, bem alinhado e gravata fina e discreta. A camisa é social (branca ou azul muito claro), assim como o sapato, clássico e preto.
Entenda as diferenças entre os trajes que aparecem nos convites
Evite erros e gafes ao decifrar os termos da etiqueta social dos eventos, social, passeio e esporte. A festa mais esperada do ano chegou e, com ela, o convite que sugere um traje. A ideia é tentar estabelecer um padrão para que ninguém se sinta desconfortável entre os convidados. Mesmo assim, ficar na dúvida sobre a escolha do visual certo é mais comum do que se imagina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário