segunda-feira, 13 de julho de 2015
Seu Pretinho,Júlio Ferreira o ''Moleque Tião''
Júlio Ferreira, que, na juventude, também foi chamado de Moleque Tião, nasceu em 10 de dezembro de 1921, filho de Possidônio Ferreira e Doralice Monteiro Ferreira. Seu pai integrava tradicional família negra que residia na Rua Joaquim Nabuco, no bairro Cidade Baixa.
Pretinho nasceu nas imediações da Colônia Africana (atual bairro Rio Branco). Jovem, passou a residir no bairro Auxiliadora/Mont’Serrat.
Por duas décadas - 1940 a 1960 - ele ocupa o cenário social promovendo várias festas na Capital e nos salões da Grande Porto Alegre. Deixou também sua marca na organização de tradicionais piqueniques nos campos da Vila Jardim, Três Figueiras, Passo do Feijó.
Os mais antigos, ligados ao futebol, vão lembrar dos torneios que eram disputados nos campos de várzea da Cidade, especialmente daqueles que aconteciam em pleno dia de Natal. E, mais ainda, das competições futebolísticas realizadas nos campos do Rio Guaíba, no bairro Navegantes.
Pretinho foi, em sua época, um animador social. Promovia bailes nos movimentados e animados salões da cidade: Salão dos Turunas, Salão do Rui, Salão Natal e outros que eram animados por músicos da mais reconhecida competência.
Carnavalesco, fundou e desfilou em muitas entidades:
Grupo Carnavalesco Não Vai Prá Ti,
Olho de Lá,
Ai Vem a Marinha,
Fidalgos e Aristocratas,
União da Vila do IAPI .
Desfilou em blocos humorísticos e ficou conhecido com a personagem “Nega Maluca”.
Nos últimos anos de sua vida integrou ativamente a Velha Guarda, da Academia de Samba Praiana, honrando as cores da escola em seus trajes, nos quais o verde e rosa eram uma constante.
Faleceu em 19 de novembro de 1999, perto de completar 78 anos idade, após viver uma vida intensa, casado com Dona Corália Marta dos Reis Ferreira, teve 4 filhos, 10 netos e 2 bisnetos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário