Por Ábner Aguiar
O perfil das baterias nada mais é do que uma pesquisa de
campo, um questionário feito com os mestres e auxiliares das nossas baterias,
visando a inclusão principalmente das funções, de dentro das baterias com o
restante da escola e admiradores. Tem muitas pessoas que não tem um
conhecimento teórico nem pratico de como funciona uma bateria e é isso que
vamos trazer pra vocês no perfil.
Para começar eu como ritmista responderei as mesmas
perguntas que farei aos auxiliares, e em seguida o perfil da acadêmicos de
Gravataí, dá uma conferida ai...
Mohammed
Abner Aguiar, tenho 20 anos, além de ritmista sou o fundador
e ajudo em todas funções do portal vai subir e trabalho como cozinheiro. Comecei
de verdade em 2010, na unidos de vila isabel, passei por embaixadores do ritmo,
acadêmicos de Gravataí, bambas da orgia, imperatriz dona Leopoldina, império da
zona norte e restinga onde toco atualmente. Não sou auxiliar de bateria, acho
que como a maioria dos ritmistas eu tenho essa vontade, digamos que cheguei
mais perto disso em 2014 na pulsação de leão com o mestre Jr Aruanda, onde tive
a liberdade pra criar em cima dos timbais, toco todos os instrumentos que temos
nas baterias e a minha vontade não é me
tornar auxiliar de surdo de terceira por exemplo que é o instrumento que eu
toco, o que eu almejo dentro de uma bateria é criar um naipe de timbais,
instrumento por qual sou um apaixonado e creio fazer toda diferença no molho de
uma bateria.
Qual a tua filosofia de trabalho?
Me vendo como auxiliar de bateria, os meus amigos mais
chegados sabem que sou as vezes ousado até demais, tenho umas ideias muito
malucas pra todos os tipos de instrumentos, talvez por ter conhecimento
avançado em partituras eu trabalharia um pouco no contra, e em cima de
acentuações usadas nas partituras de percussão marcial, o que chamamos de
drumline ou linha de percussão. Porem sendo sensato e levando em consideração
que pra mim não basta ser criativo tem que soar agradável e dentro da melodia
do samba.
Pra ti qual a conduta que o auxiliar deve ter com os
ritmistasɁ
Um auxiliar nada mais é do que a extensão do mestre, assim
como se respeita um mestre tem que se respeitar o auxiliar, mas sem confundir
as coisas, todos estão ali pra ajudar, ninguém é pai nem mãe, e mesmo que seja
o caso de ter um familiar como auxiliar, ali dentro um deve respeitar o outro
pra ser respeitado, eu particularmente odeio a ideia de algumas pessoas de que
o auxiliar sabe mais, toca melhor, gente não pode haver disputa interna, na
verdade nem externa, tem que rolar mais profissionalismo.
Atua em qual (quais) instrumentosɁ
Atualmente toco surdo de terceira, meu naipe de origem é a
caixa, porém ainda falta desfilar tocando chocalho e tamborim, pretendo fazer
isso (risos)
Procura fazer manutenção nos instrumentos do teu naipe com
que frequênciaɁ
Independente do instrumento, toda manutenção é necessária, e
nunca é demais, sou adepto da prevenção também, não precisa espancar até
estragar pra ver que estraga.
O que é mais importante pra ti, sustentação de ritmo
(andamento) ou uma bateria cheia de bossas Ɂ
Sou fã das bossas, varias, com coreografias principalmente,
mas as baterias tem pecado no andamento, e sim, não adianta encher de bossas e
ter um ritmo decadente ou decrescente, e quanto ao andamento, pra mim 135 bpm é
o ideal.
Trabalha com padronização de levadas e prevenção a danos nos
instrumentosɁ no caso das caixas, prefere que toquem como e com ou sem
talabarteɁ
Acho que as caixas precisam ser mais definidas, precisa de
mais padrão, sendo meio a meio, metade em baixo com talabarte e outra metade em
cima, agora também temos caixas de 14 polegadas, um naipe de caixas perfeito
pra mim seria constituído por: 20 caixas de 14 polegadas, 80 caixas de 12
polegadas, sendo 30 delas vazadas, e 50 do total de 100 tocadas em baixo. Como
disse a cima, trabalhar prevenção é essencial, em geral, padronizar mais as
levadas de todos os instrumentos, acho legal que no rio de janeiro as pessoas
conhecem uma bateria só de escutar, pois as levadas de caixas são diferentes, e
sim poderíamos “implantar” algo assim aqui em porto alegre.
Qual a diferença na pratica de não ser um auxiliar de
naipeɁ
pra mim todo auxiliar geral tem que estar muito mais atento,
mas fazendo um resumo rápido, na minha opinião uma bateria não precisa de
muitos auxiliares, um número bom pra mim seria 5.
ACADEMICOS DE GRAVATAI
APELIDO DA BATERIA: Pegada da Onça
MESTRE DE BATERIA: Boneco (Filipe Ritter)
NUMERO DE AUXILIARES: 9
CORES DA ESCOLA/BATERIA: Vermelho, Preto e Branco
O MESTRE...
Como tu pretende trabalhar em 2017, qual a
expectativa pra esse carnavalɁ
Boneco: Então. Pretendo
em 2017 formar e resgatar ritmistas da comunidade de Gravataí. Fazendo oficinas
e acolhendo os antigos da casa. Para juntos montarmos uma bateria de qualidade.
Tenho comigo que faremos um bom trabalho.
Pode me fazer uma breve avaliação do teu modo de
trabalho relacionado as bossasɁ
Boneco: Em relação ao
trabalho. Ao longo dos anos já criei uma maneira muito minha, mesmo. Gosto de
um ritmo não muito rápido. Mas também não muito lento. Pois gosto de ouvir o diálogo
entre os instrumentos no samba. Minhas bossas e conversões taxo elas como simples,
mas de bom gosto. Respeitamos e admiramos quem gosta de ser audacioso. Mas
trabalhamos bossas simples, mas com um ritmo que sentirmos ser único aqui. Um
swinguezinho diferente. Com terceiras mais em condução e frases somente em
refrão e saídas de refrão. Vamos esse ano trabalhar com instrumentos mais
graves nas afinações de surdos de primeira e segunda. Usaremos surdo de
polegada 24 pra surdo de segunda e surdo 26 para primeira. As terceiras vamos
de 18. Caixas em baixo no convencional e caixa em cima tipo partido alto. Gosto
de muitos repiniques na bateria e vou explorar eles o máximo
Qual o teu processo seletivo para com
os auxiliaresɁ Pra ti como eles devem trabalharɁ
Boneco: Meus diretores
hoje são 9. Desses 1 já era da escola que servira como elo de ligação com a
escola. Tem um que toca comigo a uns 8 anos e esse ano vai fazer um trabalho na
direção mais direcionado a estrutura tipo costureira marketing e organização. O
restante dos diretores trabalha comigo a 7 anos na minha direção. Já temos uma
identificação muito grande. São pessoas da minha confiança. E a cada ano existe
mais fechamento entre a gente. Eu deixo eles participarem da criação de tudo.
Quando acho que não está legal vou lá e digo que não está bom e ai a gente revê
o que não está bom. Tem funcionado. Nos últimos 5 anos fiquei devendo pra
escola onde estava, um decimo. O critério de escolher alguém pra trabalhar
comigo. É a vontade dele querer. Saber executar e afinar o seu instrumento. Ser
líder e principalmente saber respeitar a mim e aos outros (diretores /ritmistas)
então sempre muda um ou outro. Mas minha espinha dorsal da direção e a mesma.
Obrigado pela oportunidade de falar sobre nosso trabalho. #MB3D #PEGADADAONCA
#NOSSOJEITO #NOSSORITMO
OS AUXILIARES...
Fabiano Rosa
27 anos, comecei nos acadêmicos de Niterói,
toquei no império da zona norte, vila do iapi, Capão, guajuviras e protegidos
da princesa Isabel.
Qual a tua filosofia de trabalhoɁ
Minha forma de trabalhar é: estar em cima dos
ritmistas pra ver o desempenho deles, mas sempre respeitando pra que no final
de tudo certo.
Pra ti qual a conduta que o auxiliar deve ter com os
ritmistasɁ
Respeito!
Atua em qual (quais) instrumentosɁ
Atuo nos surdos de segunda.
Procura fazer manutenção nos instrumentos do teu naipe com
que frequênciaɁ
Faço manutenção a cada ensaio.
O que é mais importante pra ti, sustentação de ritmo
(andamento) ou uma bateria cheia de bossas Ɂ
Prefiro ritmo, uma bateria mais cadenciada,
foi assim que aprendi por onde passei.
Trabalha com padronização de levadas e prevenção a danos nos
instrumentosɁ no caso das caixas, prefere que toquem como e com ou sem
talabarteɁ
Prefiro as caixas em baixo, assim dá mais
sustentação, segurança pra nossa levada, tudo padrão.
Sandro Soares
Apelido sandrinho dos back, 28 anos, comecei nos
gladiadores da feitoria em 97, toquei na imperatriz leopoldense, protegidos,
Niterói, bambas, guajuviras, iapi e império da zona norte.
Qual a tua filosofia de trabalhoɁ
Fazer um trabalho com alegria e responsabilidade,
simples e objetivo.
Pra ti qual a conduta que o auxiliar deve ter com os
ritmistasɁ
Respeitar pra ser respeitado. Não posso chegar pra ensaiar e sair
gritando, cobrando os ritmistas, até porque não sei o dia a dia deles, muitos
vão pra dentro de uma bateria como refúgio da rotina.
Atua em qual (quais) instrumentosɁ
Sou diretor de tamborim, caixas e surdo de
primeira.
Procura fazer manutenção nos instrumentos do teu naipe com
que frequênciaɁ
Tamborim cada um tem o seu, respeito a afinação de cada um desde que não
esteja muito fora dos demais.
O que é mais importante pra ti, sustentação de ritmo
(andamento) ou uma bateria cheia de bossas Ɂ
Ritmo cadenciado, pra trás, sem correr, duas
ou três bossas no samba pra avenida.
Trabalha com padronização de levadas e prevenção a danos nos
instrumentosɁ no caso das caixas, prefere que toquem como e com ou sem
talabarteɁ
Padronização vai de cada mestre, sempre
conversamos entre o grupo de auxiliares, sobre a prevenção, esta bem avançado
aqui em poa, mas sempre tem uns que espancam o instrumento e fica muito ruim de
escutar, BAQUETA NÃO É MARRETA, fica a dica.
Deivis
Deivis silva,
27 anos, comecei
como ritmista na escola de samba mangueira de sapucaia do sul e na acadêmicos
de Niterói de canoas.
ESCOLAS QUE PASSEI
bambas da orgia, Protegidos da princesa Isabel, acadêmicos de Niterói, Vila do iapi e império da zona norte.
Comecei como diretor de bateria na acadêmicos de Niterói em 2008 onde tive a minha primeira oportunidade com o mestre nado
em 2009 fui diretor de bateria na unidos do capão com o mesmo
2010 retornei como diretor novamente para acadêmicos dessa vez junto com mestre boneco..2011/2015 tive a grande oportunidade de trabalhar junto com boneco na vila do iapi
e 2016 tive uma passagem de diretor de bateria no império da zona norte
tive a primeira oportunidade como MESTRE DE BATERIA em 2012/2013 na unidos do capão ,e em 2014 fui MESTRE na acadêmicos de Niterói
ESCOLAS QUE PASSEI
bambas da orgia, Protegidos da princesa Isabel, acadêmicos de Niterói, Vila do iapi e império da zona norte.
Comecei como diretor de bateria na acadêmicos de Niterói em 2008 onde tive a minha primeira oportunidade com o mestre nado
em 2009 fui diretor de bateria na unidos do capão com o mesmo
2010 retornei como diretor novamente para acadêmicos dessa vez junto com mestre boneco..2011/2015 tive a grande oportunidade de trabalhar junto com boneco na vila do iapi
e 2016 tive uma passagem de diretor de bateria no império da zona norte
tive a primeira oportunidade como MESTRE DE BATERIA em 2012/2013 na unidos do capão ,e em 2014 fui MESTRE na acadêmicos de Niterói
Qual a tua filosofia de trabalhoɁ
Gosto de trabalhar sempre com seriedade
sempre visando o melhor naquilo que faço.
Pra ti qual a conduta que o auxiliar deve ter com os
ritmistasɁ
Como os ritmistas procuro sempre ser o mais
transparente possível procuro sempre está em cima deles em dias de ensaios,
técnicos, e etc ou esclarecer dúvidas sobre o que estamos ensaiando, sempre
respeitando. Os ”donos do ritmo” sem eles não se faz bateria.
Atua em qual (quais) instrumentosɁ
Meu instrumento de origem é a caixa,
mais dentro da bateria atuo em todos os instrumentos da bateria os tradicionais
de preferência. Mais me identifico muito com o surdo de terceira onde sempre eu
costumo trabalhar mais dentro da bateria
Procura fazer manutenção nos instrumentos do teu naipe com
que frequênciaɁ
Não vou mentir que faço com frequência
a manutenção (risos) que seria o correto, mais to sempre em cima dos surdos de
terceira cuidando para que fiquem sempre à disposição para os ritmistas.
O que é mais importante pra ti, sustentação de ritmo
(andamento) ou uma bateria cheia de bossas Ɂ
Pra mim a sustentação da bateria é o
mais importante e um bom ritmo. Sem correria não gosto muito de ritmo pra
frente.
Trabalha com padronização de levadas e prevenção a danos nos
instrumentosɁ no caso das caixas, prefere que toquem como e com ou sem
talabarteɁ
No meu naipe trabalho com padronização sim,
terceiras padronizadas ficam mais bonitas de se ouvir. As caixas dês de que o ritmista tire o som correto não vejo
problema em tocar em cima ou embaixo.
Qual a diferença na pratica de não ser um auxiliar de
naipeɁ
Olha no meu caso sempre fui mais
diretor geral na bateria, no caso dando uma atenção para as peças. Cuido a afinação,
a montagem da bateria e etc. Auxiliar de naipe, tipo você da uma atenção maior
ao seu naipe. Mais todos os diretores e auxiliares com quem trabalho até hoje
todos nós ajudamos dentro da bateria.
Barbosa
Leandro dos Santos Paiva, 38 anos, apelido
Barbosa, comecei a 20 e poucos anos na acadêmicos de Gravataí..
Pra ti qual a conduta que o auxiliar deve ter com os
ritmistasɁ
O auxiliar no meu ver é o elo do
ritmista com o mestre, dentro de uma bateria com por exemplo 180 ritmistas fica
difícil de dar atenção pra todos, esse deve ser o papel do auxiliar.
Atua em qual (quais) instrumentosɁ
Toco surdo.
Procura fazer manutenção nos instrumentos do teu naipe com
que frequênciaɁ
A manutenção de todo o material é feita
com bastante frequência na acadêmicos.
O que é mais importante pra ti, sustentação de ritmo
(andamento) ou uma bateria cheia de bossasɁ
Eu gosto de andamento, uma boa
afinação, assim como quando eu comecei.
Trabalha com padronização de levadas e prevenção a danos nos
instrumentosɁ no caso das caixas, prefere que toquem como e com ou sem
talabarteɁ
Prefiro que todos toquem com talabarte,
pra não perder o andamento, nem todos tem a mesma resistência.
qual a diferença na pratica de não ser um auxiliar de
naipeɁ
uma bateria tem que ter logística, como numa empresa, todos
tem que saber um pouco de tudo pra que possamos suprir o que tem falta, e assim
poder alcançar o objetivo maior, a nota máxima.
Alisson Felipe
Alisson Felipe Ferreira Severo, 19
anos, comecei na bateria mirim da união da vila, passei por embaixadores,
bambas, império da zona norte e imperatriz dona Leopoldina.
Qual a tua filosofia de trabalhoɁ
Respeito em primeiro lugar, companheirismo e confiança.
Pra ti qual a conduta que o auxiliar deve ter com os
ritmistasɁ
Estar sempre presente, sempre ajudando.
Atua em qual (quais) instrumentosɁ
Chocalho
Procura fazer manutenção nos instrumentos do teu naipe com
que frequênciaɁ
Sempre reviso e faço manutenção no que precisa pra que não
atrapalhe o espetáculo
O que é mais importante pra ti, sustentação de ritmo
(andamento) ou uma bateria cheia de bossas Ɂ
Sustentação de ritmo, meu naipe precisa ouvir mais o
andamento do que as bossas
Trabalha com padronização de levadas e prevenção a danos nos
instrumentosɁ no caso das caixas, prefere que toquem como e com ou sem
talabarteɁ
Prefiro caixas com talabarte, e sempre padronizado
Walker
Walker Aguirre, 24 anos, comecei minha
trajetória na minha escola do coração Acadêmicos de NITERÓI tocando repinique
com Mestre Xere e Mestre Nado. Já desfilei Acadêmicos de Niterói Acadêmicos de
Gravataí Praiana Imperatriz dona Leopoldina Imperatriz Leopoldinense Império do
sol Império da Zona Norte Bambas da Orgia União da Vila do Iapi e diversas
escolas pelo interior do estado.
Qual a tua filosofia de trabalhoɁ
Minha filósofa de trabalho e sempre passar o
que eu sei para os demais, até porque as baterias que passei como diretor
sempre foram com pessoas mais jovens e crianças sempre buscando agregar, mas
também se aprende muito. Mas nunca esquecendo do ritmo que é muito importante
Pra ti qual a conduta que o auxiliar deve ter com os
ritmistasɁ
Auxiliar (diretor) e ritmistas para mim deve
ser de bastante diálogo temos que fazer a coisa ficar boa pra todos nós não
porque eu sou o diretor que eu mando naquele naipe e é o que eu quero acho que
temos que ser flexível e ideias são sempre bem vindas
Atua em qual (quais) instrumentosɁ
Nesse ano recebi o convite para trabalhar de
diretor de caixa naipe qual já trabalhei na vila do iapi com próprio mestre
boneco em 2012, mas se precisar de mim em qualquer outro naipe eu também vou
porque eu arranho em todos
Procura fazer manutenção nos instrumentos do teu naipe com
que frequênciaɁ
Manutenção de instrumentos agora que vamos
começar a ver isso até porque como estamos indo para uma casa nova precisamos
ver o que temos pra trabalhar, Mas sabemos que aqui em porto alegre pra se
fazer uma manutenção é praticamente pra se repor porque muito dificilmente
teríamos condições de fazer isso de dois em dois meses até pelos custos, Mas
vou tentar!
O que é mais importante pra ti, sustentação de ritmo
(andamento) ou uma bateria cheia de bossas Ɂ
Quanto a sustentação de ritmo e bossas são
coisas que se completam, eu por exemplo gosto de uma bateria com ritmo bem para
traz mais também gosto de uma bateria com várias bossas e eu acho que tem como
se fazer isso com muito trabalho e compreensão de ritmistas diretores e o
pessoal da diretoria da escola tem como essas duas coisas se unir
Trabalha com padronização de levadas e prevenção a danos nos
instrumentos no caso das caixas, prefere que toquem como e com ou sem
talabarteɁ
Eu como qualquer diretor de caixa gosto de ter
uma padronização na levada esse ano quero trabalhar com uma levada que aqui no
Sul não vi ainda eu e jubileu vamos tentar passar a ideia não é nada complicado
mas tomara que de resultado lá na frente, eu sou bem tranquilo quanto a caixa
em cima ou no talabarte cada um se adapta a um jeito a pancada sendo a mesma
sem problemas, mas na minha opinião eu acho que a caixa em cima propaga muito
mais som do que com talabarte, mais vai muito de quem está tocando também.
Quanto a prevenção de danos aos instrumentos tem que ter né até porque são
poucas peças e se não cuidarmos no desfile vamos ter que passar com sucatas.
Queria deixar um recado aí para o pessoal que
está chegando no carnaval temos que ter humildade e nos ajudar e prol do samba
carnaval é uma coisa que é bom se divertir mas tem que
ter responsabilidade no momento que tu bota a camisa da escola honre ela.
Ótimo Carnaval a todos!
Os Auxiliares: Wagner, Thiago Jubileu e Anderson Desso, não quiseram
responder.
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